Alunos do Jandyra são selecionados para participarem de congresso nacional

Os alunos do Ensino Médio Beatriz Fugagnolli Giacon, Enrico França Moraes, Enzo Gava, Gabriela Amadio, Theodor Erik Kempter, Vitória Luiz Diotto foram selecionados para participarem do Congresso Online Nacional de Ensino de Química, Física, Biologia e Matemática (CONEQFBM), que será realizado entre os dias 10 e 13 de agosto.

O grupo faz parte do Projeto de Iniciação Científica Júnior (ICJr), coordenado pelos professores Yuri Meyer e Edivaldo Luis Luis de Souza, que pesquisou uma nova metodologia que possibilita a mediação da variação dos índices de refração de diferentes amostras de gasolina e etanol. A adulteração da gasolina é comprovada através do índice de refração e a metodologia descoberta pelos alunos é de baixo custo e pode ser aliada ao combate de fraudes em combustíveis.

A pesquisa resultou no artigo científico “Usando o smartphone para medir a variação do índice de refração da gasolina em amostras com diferentes concentrações de etanol”, que cfoi aprovado pela comissão organizadora do Congresso. A imersão dos alunos do Ensino Médio em projetos de pesquisas é extremamente importante para o fortalecimento da Ciência, uma vez que servem como estímulos para a formação de futuros cientistas. “Os alunos aprendem, sobretudo, a metodologia científica que é de suma importância para o desenvolvimento profissional. A participação em Simpósios e Congressos faz parte dos nossos objetivos dentro da ICJr, possibilitando aos alunos vivenciarem uma experiência que somente encontrarão no Ensino Superior”, destaca o professor Yuri.