Pesquisa dos alunos da ICJr é destaque em revista científica da UnB

Uma pesquisa feita pelos alunos do projeto de Iniciação Científica Júnior do Colégio Jandyra resultou no artigo “Usando smartphones para medir a variação do índice de refração da gasolina com diferentes concentrações de etanol”, publicado na revista Physicae Organum, da Universidade de Brasília (UnB).

A publicação é resultado de um trabalho intenso de pesquisa feito pelos alunos Beatriz Fugagnolli Giacon, Enrico França de Moraes, Enzo Gava, Gabriela Amadio, Theodor Erik Kempter e Vitória Luiz Diotto, com orientação dos professores Yuri Meyer e Edivaldo Luis de Souza. O artigo também contou com apoio e assinatura do nosso mantenedor José Geraldo Pena de Andrade.

Por meio da pesquisa, os alunos encontraram uma nova metodologia que possibilita a mediação da variação dos índices de refração de diferentes amostras de gasolina e etanol. A adulteração da gasolina é comprovada através do índice de refração e a metodologia descoberta pelos alunos é de baixo custo e pode ser aliada ao combate de fraudes em combustíveis.

Essa é a segunda conquista do grupo. No mês passado, eles foram selecionados para participarem do Congresso Online Nacional de Ensino de Química, Física, Biologia e Matemática (CONEQFBM).

Para o professor Yuri, a imersão dos alunos do Ensino Médio em projetos de pesquisas é extremamente importante para o fortalecimento da Ciência, uma vez que servem como estímulos para a formação de futuros cientistas. “Ter um artigo publicado em uma revista deste nível comprova a qualidade da pesquisa feita pelos nossos alunos e ajuda a abrir muitas portas da Ciência”, destaca.