“Momento de desenvolvimento da capacidade de expressar e de manifestar suas expectativas”

O Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano oferece um curso centrado na organização, cooperação, criatividade e capacidade de realização por parte do aluno.

As propostas de trabalho oferecem oportunidades de desenvolvimento e aprimoramento do potencial do aluno,
proporcionando-lhe sólida formação cultural e a apropriação de valores humanísticos, rumo ao exercício da cidadania.

Todas as atividades privilegiam seu papel ativo, pois é pela interação com o meio e com o outro que o processo de
aprendizagem torna-se significativo; o aluno transforma-se, assim, em sujeito de sua educação.
Nas diversas formas de atuação no grupo-classe e/ou fora dele, o aluno desenvolve a capacidade de expressar
suas opiniões, manifestando com propriedade suas expectativas.

O Colégio Jandyra insere no currículo deste segmento as necessidades de ordem cultural de forma a ampliar
ainda mais os horizontes de seus alunos com inúmeras oportunidades, como: estudos do meio; eventos cívicos e
comemorativos; viagens de integração e socialização; visitas a exposições, mostras culturais e eventos.

A organização curricular do Colégio Jandyra contempla a inclusão de “Temas Transversais”, não com a criação de
novas disciplinas, mas abrindo espaços privilegiados para o tratamento de assuntos como Direito, Cidadania, Saúde e
Sexualidade, nas disciplinas tradicionais do currículo. Tendo apoio no material didático, a Escola aborda esses e outros temas por meio de metodologias oportunizadoras como: projetos, pesquisas, acesso a tecnologias de ponta, etc. Essas metodologias propiciam o tratamento dos temas transversais no cotidiano, nos momentos específicos e nas áreas de estudo convencionais e integradas.

DISCIPLINA: Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Geografia, História, Educação Física, Arte, Espanhol, Robótica, Ética e Cidadania, Informática e Inglês.

.

Desenvolvimento da Leitura e Escrita

É no currículo deste segmento que o processo de “letramento” se potencializa, envolvendo todas as disciplinas em um trabalho intenso para a consecução dessa prioridade. O Pueri Domus lança mão de processos metodológicos e instrumentais que orientam as atividades nas diversas áreas do conhecimento que são:

• trabalho sistemático da construção textual, em todas as disciplinas, tanto para leitura como para escrita, incluindo a leitura funcional;
  • alto padrão de exigência na organização, produção e correção de textos;
  • introdução de estratégias de apoio como biblioteca, informática, arte e educação física, para incentivo à utilização
    das diversas formas de linguagem;
  • trabalho intensivo para desenvolvimento de habilidades operatórias, tais como: estabelecer relações, comparar,
    analisar, resumir, posicionar-se criticamente diante de fatos, leituras, filmes, notícias, etc.
  • estratégias para promover nos alunos o desenvolvimento do conhecimento aplicado, a construção de novos
    saberes e o acesso à cultura.

Educação para a Cidadania

Discussões sobre os problemas sociais enfrentados pelo país e a conscientização do jovem como elemento
transformador da sociedade já fazem parte do cotidiano pedagógico das diversas disciplinas do currículo, tornando-se
estratégias importantes de formação do jovem para a cidadania, a valorização da ética e da solidariedade. Nesse
contexto, o trabalho voluntário é incentivado entre os alunos e recebe um reforço positivo por parte de profissionais da Escola e de técnicos do Terceiro Setor.