“Momento da escolha profissional para a realização pessoal”

O processo educativo do Ensino Médio proporciona ao aluno situações e vivências em que a ação de construir, reconstruir e transformar o conhecimento conduz à apropriação de novos referenciais, à construção do saber e à reflexão crítica.

Esse é o momento ideal para que o estudante possa explorar suas potencialidades, aprofundar e fundamentar seus conhecimentos, rumo à realização pessoal. Desempenhando com seriedade e responsabilidade as atividades que lhe são propostas, o aluno tem a possibilidade de tornar-se um adulto autônomo em ideias e ações, capaz de criar, realizar e interferir nas situações que vivenciar.

Na última série do Ensino Médio, o aluno é colocado frente a várias opções de continuidade de sua formação.

Especialmente nesse momento, a escola assume a responsabilidade de instrumentalizar o aluno, disponibilizando módulos de sistematização e revisão para que ele possa transpor as dificuldades e desafios de ingresso no curso superior com sucesso.

Sendo o Ensino Médio a etapa final da educação básica, o enfoque educacional recai sobre a formação de jovens com competências e habilidades para enfrentar as transformações e as exigências da vida moderna e do mundo do trabalho. O currículo do Ensino Médio AZ tem como objetivos: o desenvolvimento da autonomia e de um sólido corpo de conhecimentos acadêmicos.

O Ensino Médio AZ é estruturado sob a ótica do PDCA, apoiado em uma plataforma digital permitindo o aluno acompanhar o ciclo, como segue:

• Planejar (“Plan”): O aluno, usando o Mapa do Aluno, faz seu Plano de Estudos para gerenciar suas atividades semanais de acordo com a área do conhecimento ou carreira escolhida;
  • Executar (“Do”): Aulas, vídeoaulas e muitas aplicações ajudam o aluno a aplicar os novos conceitos;
  • Checar (“Check”): Situações desafiadoras são propostas para os alunos através das Folhas AZ, Redações, Testes e Simulados, possibilitando a checar o aprendizado.
  • Atuar nos Erros (“Act”): Vídeos de resolução e gestão de performance permitindo o aluno fechar o ciclo de aprendizagem que é aprender com os erros

SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL (SOE):

Tem como proposta atender às necessidades dos estudantes, de modo a estabelecer um vínculo de confiança e a ajudar na promoção do amadurecimento como ser humano e como aluno. Desse modo, o propósito do SOE é acolher, ouvir, atender, orientar e acompanhar o processo de ensino-aprendizagem. Assim, priorizando a formação integral do educando, enfatizamos estes cinco domínios:

Autoconhecimento: ajuda a entender limitações e forças. Aumenta confiança e autoestima;
Empatia: Ensina como assumir o ponto de vista do outro. Cria laços e pontes entre pessoas;
Habilidades sociais: contribui para relacionamentos saudáveis, estimulando a capacidade de resistir a pressões, a cooperação e a comunicação clara;
Autocontrole: trabalha a impulsividade, para gerar atitudes mais adequadas aos objetivos;
Decisões responsáveis: prepara para escolhas construtivas. Avalia as consequências.

Para assumir, de fato, o seu papel, o SOE precisa manter um contato permanente com os alunos, realizando oficinas coletivas e atendimentos individuais para mapear os problemas, dar suporte, negociar e planejar ações preventivas. Ao mesmo tempo, cabe, ao SOE, organizar encontros com os pais e mantê-los informados sobre a vida escolar dos filhos.

DISCIPLINAS: Língua Portuguesa, Matemática, Redação, Arte, Educação Física,Biologia, Física, Química, Geografia, História, Inglês, Filosofia e Sociologia.