Aluna do Jandyra tem artigo publicado em revista científica nacional

Aluna do Jandyra tem artigo publicado em revista científica nacional

O sonho de ser cientista está cada vez mais próximo para a estudante Mariana Bueno de Paula Tamani. Isso porque ela acaba de ter o seu primeiro artigo publicado em uma revista científica de circulação nacional, a Ciência Hoje das Crianças, uma publicação do Instituto Ciência Hoje, voltada à divulgação científica no Brasil.

O artigo, que recebeu o título “Uma conversa além do cofrinho”, é resultado de uma pesquisa feita pela estudante do Colégio Jandyra, de Limeira, com orientação do professor Yuri Meyer, que também é pesquisador de pós-doutorado na Unicamp. Foram dois meses em que a aluna e o professor se empenharam em identificar a autenticidade de moedas. “A Mariana estava empenhada desde o primeiro momento. Ela se dedicou à pesquisa e transformou a casa dela em um verdadeiro laboratório”, conta o professor.

Por meio da numismática, que é o estudo das moedas, o experimento conseguiu identificar moedas falsas que são muito parecidas com as verdadeiras. Para o experimento, eles selecionaram moedas no Brasil e a partir daí iniciou o estudo, do ponto de vista histórico e econômico, para a identificação da veracidade delas. “Fizemos vários testes para verificar a densidade e descobrimos que algumas moedas falsas usam uma camada bem fina de prata para confundir os especialistas. Alguns colecionadores usam o teste do barulho para identificar, pois as moedas de prata emitem um som mais característico”, explicou a jovem pesquisadora.

O professor conta que a aluna, que está no quinto ano do Ensino Fundamental, teve que aprender sobre densidade e análise microscópica para fazer a pesquisa. “O grande diferencial é o uso da metodologia científica que nós usamos nesse processo. A Mariana aprendeu e entendeu que independente do objeto de estudo, com a metodologia científica, ela pode aplicar e publicar outras pesquisas”, afirma o professor.

O interesse da aluna pelo mundo científico começou muito cedo. Ela conta que a referência vem da avó, que também é pesquisadora e sempre incentivou a neta. “Meu maior sonho é ensinar as crianças das escolas públicas tudo o que tenho aprendido. Eu sei que tem muita gente que não tem condições financeiras de ter um microscópio, por exemplo, e eu quero ajudar de todas as formas, levando conhecimento e mostrando a importância da Ciência”, conta a futura cientista.

A conquista de Mariana tem chamado a atenção e agora, a família dela e orientador estão trabalhando para conseguir colocar esse feito no Guinness Book. “Até o momento não temos conhecimento de uma aluna tão nova ter conseguido publicar um artigo científico em uma revista. Esse é o nosso próximo passo”, afirma Meyer.

Leave a Reply

Your email address will not be published.