Colégio Jandyra incentiva alunos a se tornarem pesquisadores

Desde 2017, alunos do Ensino Médio do Colégio Jandyra estão vivenciando uma experiência única e totalmente inovadora para a idade deles. Trata-se do ICJR (Iniciação Científica Júnior) um programa diferenciado que tem como objetivo central aproximar a realidade de pesquisa acadêmica com o ensino médio, permitindo o entendimento da metodologia científica por parte dos alunos. Na maior parte das vezes este tipo de programa é realizado no âmbito de ensino superior, através de Iniciações Científicas subsidiadas com bolsas de estudos.

Este ano, os alunos que fazem parte do projeto são Gabriela Amadio, Beatriz F. Giacon e Enzo Gava, com a orientação dos professores Yuri A. Meyer e Edivaldo L. de Souza. Mas, tudo começou durante a Semana de Filosofia do Jandyra de 2017. Os professores Yuri e Edivaldo elaboraram um experimento inédito que possibilitasse verificar a transmitância e absorbância da luz em amostras de corante alimentício verde, preparadas em diversas concentrações.

A ideia deu tão certo que os alunos apresentaram o trabalho no Simpósio de Ensino de Química (SIMPEQ) do Instituto de Química da UNICAMP, em Campinas, recebendo certificados de apresentações de painel e oral. Mais um ponto positivo para o currículo dos alunos.

Agora, em 2019, os alunos estão trabalhando no projeto “Medindo a variação do índice de refração da gasolina com diferentes concentrações de etanol”. O estudo já gerou um artigo científico que foi enviado à revista brasileira de ensino de ciências e matemática. Atualmente está em fase de avaliação e o Jandyra todo está na torcida para que seja publicado. Em outubro os alunos vão participar do Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. “Apesar de ser voltado aos alunos de graduação, nós conseguimos uma autorização especial para que os alunos do Jandyra possam participar do evento. Eles vão apresentar o trabalho durante o Congresso”, explicou Yuri.