Serviço de orientação educacional: olhar de empatia que vai além

O SOE tem como proposta principal, atender as necessidades dos estudantes, a partir do acolhimento e olhar individualizado, de modo a ajuda-los na promoção do autoconhecimento e amadurecimento como seres humanos e como alunos; também cabe ao serviço de orientação educacional, o acolhimento, apoio e orientação aos pais, nas questões relacionadas as dificuldades de âmbito educacional e emocional da criança/adolescente.

Contudo, tem ficado cada vez mais claro para nós, que os estudantes precisam desenvolver habilidades que vão além da formação pedagógica em si, habilidades como por exemplo a capacidade da resolução de conflitos; de tomar decisões de forma saudável; ampliar a criatividade; a comunicação; estabelecer empatia; entre outras, para que alcancem o sucesso, em um processo de aprendizagem no qual os alunos assumem o papel de protagonistas. Nesse contexto, é muito importante que a instituição de ensino proponha práticas voltadas para o desenvolvimento das competências socioemocionais.

Pensando nisso, o serviço de orientação educacional estará desenvolvendo o projeto de aprendizagem socioemocional para os nossos alunos, no qual, contam com o comprometimento e envolvimento de toda a equipe, pois isso se faz essencial para o bom desempenho e crescimento do mesmo. As atividades do projeto serão realizadas uma vez ao mês, com todas as turmas, a começar pelo 1º ano do EF I e se estendendo até o 3º ano do Ensino Médio e serão ministradas pelos psicólogos e orientadores Fernanda e Rafael, em colaboração com os professores.

Para a eficácia do projeto, os professores serão dentro de sala, a extensão do trabalho realizado naquele mês com nossos alunos, para que a proposta do que foi realizado mensalmente, não se perca no decorrer dos próximos 30 dias.

Temos com isso, o objetivo de despertar nos alunos o olhar saudável para si e para o outro; promover o respeito; o cuidado; a empatia; estimulá-los na autonomia; resolução de conflitos; e outros valores a serem reforçados, a partir de temas pertinentes que serão trabalhados de diferentes formas, afim de estabelecer condições e experiências emocionais sadias a todos os nossos alunos.