Alunos do Jandyra são finalistas da Olimpíada Nacional de Ciência

Cinco alunos do Colégio Jandyra, de Limeira, estão na fase final da Olimpíada Nacional de Ciência (ONC). Os alunos são: Vitória Luiz Diotto, Gabriela Amadio e Beatriz Fugagnolli Giacon, do 2º ano e Isabela Maria Balbino e Rafael Marabesi Cabrini, do 3º ano. A prova foi realizada no último final de semana, no Colégio Etapa de Valinhos. O grupo foi acompanhado pelos professores Edivaldo Luis de Souza e Yuri Alexandre Meyer.

Este ano, a ONC recebeu 1 milhão e 860 mil inscrições de todo o Brasil. A Olimpíada integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de quatro Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o Instituto Butantan e a Sociedade Astronômica Brasileira. Ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do último ano (9º ano) do Ensino Fundamental.

De acordo com o professor Yuri, a Olimpíada segue a tendência da interdisciplinaridade entre biologia, física e química. “Ela resgata a verdadeira essência do que é a ciência. Como cientista eu vejo essa mudança como extremamente positiva já que a ciência é uma só”, defende.

Segundo Yuri, o vestibular da Unicamp deste ano seguirá esse mesmo modelo. “Essa interdisciplinaridade consiste em fazer com que o aluno articule o conhecimento dessas três disciplinas. É uma tendência para fazer com que os conteúdos sejam coesos”, explicou.