“Tranquilidade na volta às aulas exige planejamento”, afirma coordenadora do Jandyra

Faltam poucos dias para os alunos voltarem às aulas e o que parece simples nem sempre é uma tarefa fácil para pais e filhos. A diversão das férias acaba oferecendo outro ritmo aos estudantes e aí, se não houver planejamento, o retorno aos estudos será sofrido.

O desafio começa dias antes. Os pais precisam ter firmeza na hora de ajustar a dinâmica da casa. “Alimentação e horário de dormir são os principais desafios. Esses dois pontos impactam diretamente no humor e disposição dos alunos. Dormir, no mínimo, oito horas por noite e ingerir muita água, frutas e legumes ajudam a manter a disposição e humor para encarar um dia de estudos”, afirma a coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Jandyra, Aline Risso Souza.

De acordo com Aline, o ideal é que desde já os pais coloquem as crianças para dormir mais cedo para o corpo ir se adaptando aos poucos. “Quando isso não ocorre, aumentam as chances de os alunos chegarem sonolentos e pegarem no sono nas primeiras aulas da manhã”, destaca.

É importante lembrar que o celular, no momento do sono, acaba se tornando um grande vilão. “A maioria das crianças e adolescentes não dorme o suficiente porque ficam distraídos no computador ou celular e isso acaba prejudicando a capacidade de aprendizagem”, afirma.

Os pais também podem conversar com a criança sobre as novidades e as expectativas para o novo ano letivo. “É importante envolver as crianças na preparação do material, colocando nome, organizando estojo e mochila, assim a criança já vai se familiarizando com aquilo que vai usar no decorrer do ano”.

Aline chama atenção para outro fato importante. “A ansiedade dos pais, muitas vezes, é maior que a do próprio aluno. Mudanças e novas adaptações geram preocupação, mas, os pais não podem deixar transparecer. Passar o máximo de tranquilidade aos filhos é de extrema importância para segurança do aluno”, orienta Aline.

Os dias que antecedem a volta às aulas também é o período ideal para organizar o local em que a criança realizará as tarefas de casa. “Tente deixar sempre um local de estudos organizado, assim como já determinar os horários de estudo, durante o dia ou de noite.