“Tranquilidade na volta às aulas exige planejamento”, afirma coordenadora do Jandyra



“Tranquilidade na volta às aulas exige planejamento”, afirma coordenadora do Jandyra

Faltam poucos dias para os alunos voltarem às aulas e o que parece simples nem sempre é uma tarefa fácil para pais e filhos. A diversão das férias acaba oferecendo outro ritmo aos estudantes e aí, se não houver planejamento, o retorno aos estudos será sofrido.

 

O desafio começa dias antes. Os pais precisam ter firmeza na hora de ajustar a dinâmica da casa. “Alimentação e horário de dormir são os principais desafios. Esses dois pontos impactam diretamente no humor e disposição dos alunos. Dormir, no mínimo, oito horas por noite e ingerir muita água, frutas e legumes ajudam a manter a disposição e humor para encarar um dia de estudos”, afirma a coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Jandyra, Aline Risso Souza.

 

De acordo com Aline, o ideal é que desde já os pais coloquem as crianças para dormir mais cedo para o corpo ir se adaptando aos poucos. “Quando isso não ocorre, aumentam as chances de os alunos chegarem sonolentos e pegarem no sono nas primeiras aulas da manhã”, destaca.

 

É importante lembrar que o celular, no momento do sono, acaba se tornando um grande vilão. “A maioria das crianças e adolescentes não dorme o suficiente porque ficam distraídos no computador ou celular e isso acaba prejudicando a capacidade de aprendizagem”, afirma.

 

Os pais também podem conversar com a criança sobre as novidades e as expectativas para o novo ano letivo. “É importante envolver as crianças na preparação do material, colocando nome, organizando estojo e mochila, assim a criança já vai se familiarizando com aquilo que vai usar no decorrer do ano”.

 

Aline chama atenção para outro fato importante. “A ansiedade dos pais, muitas vezes, é maior que a do próprio aluno. Mudanças e novas adaptações geram preocupação, mas, os pais não podem deixar transparecer. Passar o máximo de tranquilidade aos filhos é de extrema importância para segurança do aluno”, orienta Aline.

 

Os dias que antecedem a volta às aulas também é o período ideal para organizar o local em que a criança realizará as tarefas de casa. “Tente deixar sempre um local de estudos organizado, assim como já determinar os horários de estudo, durante o dia ou de noite.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *