Nosso berçário atende bebês de 04 meses até um ano, propiciando momentos agradáveis e prazerosos por meio de atividades lúdicas e envolventes.

Contamos com um espaço amplo e profissionais que atendem desde o assistencialismo quanto ao desenvolvimento integral do bebê.

O trabalho do berçário abrange os principais aspectos do desenvolvimento do bebê: Alimentação, higiene, segurança, sócio-afetividade, estimulação sensório-motora e estímulos específicos (orais/auditivos/visuais/táteis/gustativo)por meio de projetos. Considerando a faixa etária de cada bebê são propostas atividades com brinquedos específicos que os levem a criar laços afetivos com as berçaristas e entre si e construir conceitos por meio de explorações em diversas situações.

Nessa faixa etária a sala de aula deve ser, antes de tudo, um verdadeiro e permanente laboratório,cuja especialidade seja manipular dúvida e certeza, faz de conta e realidade, lágrimas e sorrisos, firmeza e carinho. Enfim, sonhos, criatividade, graça, beleza… Visando o desenvolvimento integral de nossos pequenos trabalhamos, por meio de projetos interdisciplinares e lúdicos, temas de interesse das crianças que propiciam a socialização e a ampliação do vocabulário promovem o desenvolvimento da psicomotricidade ampla e fina, além de noções de higiene, conceitos éticos, sociais e naturais de forma prazerosa e divertida.

Para a criança nessa faixa etária é necessário oferecer oportunidade para o desenvolvimento dos movimentos amplos como saltar, pular, andar, movimentos finos que envolvam as mãos, adquirindo controle e expressão gráfica com a progressão de exercícios que irão auxiliar no futuro aprendizado da escrita e da leitura, desenvolver estímulos sonoros e auditivos através de operações concretas; ampliar vocabulário e a linguagem como meio de comunicação , desenvolvendo a imaginação , criatividade, organização de idéias, letras do próprio nome, por meio de projetos e atividades lúdicas e dinâmicas que promovam uma aprendizagem significativa.

Como nessa faixa etária a criança já demonstra certa independência, é capaz de realizar atividades mais complexas e relaciona- se mais facilmente com adultos e outras crianças , realizamos atividades lúdicas que explorem esses aspectos e favoreçam o desenvolvimento físico, motor, sócio afetivo e cognitivo, além da linguagem oral. Essas atividades também auxiliam no desenvolvimento de hábitos de organização/cuidado/ajuda; estimulam a participação em brincadeiras; propiciam a livre expressão de desejos/sentimentos/preferências/necessidades; colocam a criança em contato com diferentes tipos de linguagem (plástica/artística/musical/ literária/ matemática/oral/escrita) por meio de diferentes portadores de textos e, por fim propiciam momentos de troca de saberes respeitando a individualidade, mas trabalhando a coletividade por meio da diversidade étnica e cultural.

Um aspecto importante dessa faixa etária é que a criança passa a expressar o que vê e o que pensa não apenas pela oralidade, mas também pelo desenho, pois seu pensamento e linguagem estão se tornando mais complexos.

Visando o desenvolvimento dessas competências e habilidades são desenvolvidas atividades que favoreçam a formação da criança enquanto ser humano e social, de forma lúdica e integral. Para tanto nos apropriamos dos temas da apostila e de projetos que trazem assuntos que despertam o interesse e a curiosidade dos pequenos, tornando a aprendizagem ainda mais prazerosa.

Conscientes de que nessa faixa etária a criança possui maior concentração e seu  nível de compreensão também é maior, intensificamos o trabalho voltado à aquisição da  leitura e escrita, conceitos matemáticos e científicos, artes em suas diversas vertentes , além do estímulo psicomotor por meio de atividades e vivências explorando temas que despertam a curiosidade e o interesse das crianças, favorecendo a postura de pesquisador e instigando-os a ser perceptivos e críticos frente a diversas situações. As unidades temáticas da apostila e os projetos realizados são ricas ferramentas para o bom desenvolvimento desse trabalho.