PROFESSOR RAFAEL FALCO EXPLICA AS NOVIDADES DO ENEM 2017

Este ano, o ENEM traz várias novidades. A mudança, segundo o MEC, é para garantir mais segurança aos alunos e economia de recursos públicos.

O professor Rafael Falco explica que a principal mudança é que o exame passará a ser aplicado em dois domingos seguidos e a redação será no primeiro dia de prova. “Desde 2009, o ENEM era realizado em um único final de semana, no sábado e no domingo, e a redação era realizada no segundo dia”, afirmou.

Para isso, é importante que o aluno substitua a emoção pela razão. Ter uma semana entre as provas com certeza contribuirá para reduzir o impacto negativo do cansaço, mas, por outro lado, poderá aumentar o nível de ansiedade. Só uma mente lógica e racional pode neutralizar as interferências negativas da emoção.

Outra novidade é que, para aumentar a segurança, todos os cadernos de prova serão personalizados com o nome e o número de inscrição dos candidatos na capa.

Este ano, as provas serão realizadas nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro domingo, serão aplicadas as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, com 5h30 de duração. No segundo domingo, serão aplicadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza, com 4h30 de duração.

Essa distribuição de conteúdos é uma mudança que será vantajosa para o estudante. A duração da prova do ENEM sempre liderou o ranking de reclamações, principalmente porque, até o ano passado, as provas de matemática e redação, que normalmente demoram mais para serem resolvidas, eram cobradas no mesmo dia. A nova distribuição de conteúdos tende a facilitar a organização do tempo de prova.

“Por tudo isso, destacamos a importância de fazer vários simulados ao longo do ano. Tudo o que for possível deve ser testado antes, com muito cuidado e atenção. Nenhuma novidade deve ser testada no dia do exame. Não se atentar a essas mudanças pode custar sua vaga na universidade”, recomendou o professor Rafael.