NOBEL DE QUÍMICA, ROALD HOFFMANN, CONVERSA COM ALUNOS DO JANDYRA

Alunos do 9º ano do Colégio Jandyra participaram de uma experiência única na semana passada. O grupo conseguiu realizar uma entrevista, via Skype, com o vencedor do Prêmio Nobel de Química de 1981, Roald Hoffmann. Durante a conversa, Hoffmann reforçou com os alunos a importância de se dedicar aos estudos de química e física e afirmou que é preciso unir forças para lutar pela educação.
A entrevista durou cerca de 20 minutos e tinha como tema central a importância da educação e pesquisa nos dias atuais, mas, o bate-papo com os estudantes foi além. Hoffmann, falou sobre sua vida pessoal e se emocionou ao lembrar-se de como foi o processo da vida dele quando saiu da Polônia e foi para os EUA. “Eu perdi meu pai e consegui sobreviver ao holocausto. Foi um momento difícil”, afirmou o gênio.
Os alunos e todo o Colégio Jandyra ainda estão maravilhados com esta experiência. A humildade e gentileza de Hoffmann chamou atenção de todos que acompanharam a entrevista. “Ele é um exemplo de humildade. Mesmo depois de passar por momentos complicados na infância, ele deu a volta por cima e se tornou um gênio da ciência”, explicou o professor de Física, Yuri Meyer.
A entrevista com Hoffmann ocorreu na aula de Física, do professor Yuri, durante a XIII Semana de Filosofia. Com essa experiência, o professor quis mostrar aos alunos a importância da pesquisa acadêmica que nem sempre recebe o valor devido aqui no Brasil. “Quando falamos em pesquisa o nosso país ainda está muito aquém, infelizmente. Eu, particularmente, acredito que o desenvolvimento de qualquer área está totalmente atrelado à ciência. Por isso é importante que nós, educadores, mostremos aos nossos alunos o verdadeiro valor da pesquisa. Muitos potenciais são perdidos por falta de conhecimento”, afirmou o professor.
O contato com ganhadores do Prêmio Nobel, uma das mais prestigiadas premiações do mundo, não para por aqui. Agora, o próximo passo, é tentar uma entrevista com o Nobel de Física de 2001, Eric Allin Cornell. “O contato com esses gênios vai acrescentar bastante no aprendizado dos alunos. Não vamos parar por aqui”, adiantou Yuri.DSCN0080 - Cópia Roald Hoffmann 2 - Cópia Roald Hoffmann - Cópia